Dá muito trabalho, mas hoje sei que é necessário, muito necessário mesmo!!!!
Bem, como docente aprendi muito em 2014, uma das coisas que
pretendo trabalhar melhor ( promessa para 2015, minha CP Paola ficará feliz com
meu avanço) é a avaliação diagnóstica.
Para melhor compreender os meus
objetivos fiz uma tempestade de ideias que quero compartilhar:
Avaliação diagnóstica pra que e para quem?

Meu objetivo é mapear as dificuldades dos alunos.No primeiro momento gostaria de saber se os alunos leem imagens e escrevem com
coerência .
Esta será uma ferramenta importante para mim. Como
professora ao elaborar meu planejamento e as próximas avaliações com certeza
levarei em conta o resultado da avaliação diagnóstica e todo o processo de
aprendizagem do aluno.
Algumas dificuldades podem ser diagnosticadas e trabalhadas
já no inicio do ano, meu trabalho terá um ponto de partida e o aluno será
beneficiado.
Estou formulando algumas regrinhas para as Avaliações
diagnosticas, ai vão:
- 1. Nunca parta do principio de que o aluno não sabe nada sobre o assunto;
- 2. Mais proveitoso é identificar o que o aluno já sabe pois pode ser um importante ponto de partida;
- 3. A construção da resposta do aluno é mais importante do que o acerto ou erro;
- 4. Não devo ter a ilusão de que em apenas uma avaliação vou ter um panorama completo do aluno, é importante estabelecer um diagnóstico específico;
- 5. Mesclar questões alternativas e dissertativas podem ser interessante se o objetivo é avaliar leitura e escrita.
- 6. Não devo cobrar decorebas, datas...
- 7. O ideal( seu eu conseguir, eu tenho um sonho rsrs) é escrever um relatório do aluno e manter a avaliação arquivada para que no decorrer do processo eu possa identificar os avanços;
Avaliação
Diagnóstica 2015
Nome:_______________________________ ºAno____
Leia com atenção a tirinha e os textos para responder as
questões:
Calvin-
Como se faz chá gelado
Ingredientes:
ü
Cubos de gelo
ü
1 saquinho de chá
ü
1 copo
Modo de preparar:
Coloque os cubos de gelo no copo junto com o saquinho de
chá, balance, mexa bem.
Instruções de preparo
da caixa de chá:
Esquente
200 ml de água, pouco antes de ferver adicione o chá e misture bem.
Questões:
1) Por que o chá do
Calvin não deu certo?
A) Ele usou os
ingredientes errados; ( )
B) Ele não esperou o
tempo necessário para que o chá ficasse pronto; ( )
C) Calvin colocou
poucos cubos de gelo; ( )
D) Faltou açucar na
receita do Calvin. ( )
2) Compare o modo de
preparar chá do Calvin com o da caixa de chá e assinale a responsta correta:
a) Calvin utilizou de
forma correta os ingredientes e o chá não deu certo por acidente; ( )
b) Os ingredientes que
Calvin escolheu estavam corretos mas o modo de preparar estava errado;
c) As instruções da
caixa de chá estão corretas;
3) Nas linhas abaixo
elabore uma receita de chá que daria certo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Escreva para
Calvin, explique a ele onde foi que ele errou:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) O que você espera
de nossas aulas? Dê sugestões, me fale qual foi a atividade que você mais gostou de fazer no ano anterior.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Obrigada
Nenhum comentário:
Postar um comentário