Capa

Capa
referencias

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Avaliação Diagnóstica

Dá muito trabalho, mas hoje sei que é necessário, muito necessário mesmo!!!!


Bem, como docente aprendi muito em 2014, uma das coisas que pretendo trabalhar melhor ( promessa para 2015, minha CP Paola ficará feliz com meu avanço) é a avaliação diagnóstica.
Para melhor compreender os meus objetivos fiz uma tempestade de ideias que quero compartilhar:


Avaliação diagnóstica pra que e para quem?

Este ano( depois de 5 anos com as mesmas turmas) vou lecionar com turmas novas, nunca tive contato com estes alunos e não sei bem por onde começar. Para esclarecer este ponto importante é que pretendo começar o ano com uma avaliação diagnóstica.
Meu objetivo é mapear as dificuldades dos alunos.No primeiro momento gostaria de saber se os alunos leem imagens e escrevem com coerência .
Esta será uma ferramenta importante para mim. Como professora ao elaborar meu planejamento e as próximas avaliações com certeza levarei em conta o resultado da avaliação diagnóstica e todo o processo de aprendizagem do aluno.
Algumas dificuldades podem ser diagnosticadas e trabalhadas já no inicio do ano, meu trabalho terá um ponto de partida e o aluno será beneficiado.

Estou formulando algumas regrinhas para as Avaliações diagnosticas, ai vão:

  • 1.       Nunca parta do principio de que o aluno não sabe nada sobre o assunto;
  • 2.       Mais proveitoso é identificar o que o aluno já sabe pois pode ser um importante ponto de partida;
  • 3.       A construção da resposta do aluno é mais importante do que o acerto ou erro;
  • 4.       Não devo ter a ilusão de que em apenas uma avaliação vou ter um panorama completo do aluno, é importante estabelecer um diagnóstico específico;
  • 5.       Mesclar questões alternativas e dissertativas podem ser interessante se o objetivo é avaliar leitura e escrita.
  • 6.       Não devo cobrar decorebas, datas...
  • 7.       O ideal( seu eu conseguir, eu tenho um sonho rsrs) é escrever um relatório do aluno e manter a avaliação arquivada para que no decorrer do processo eu possa identificar os avanços;
Cabe lembrar que meu objetivo é saber se o aluno escreve com coerencia, se ele interpreta... as outras habilidades não serão ignoradas e sim trabalhadas no decorrer do ano letivo. Teatro, desenho, vídeos, músicas, diversificando sempre para alcançar mais! 


Avaliação Diagnóstica   2015 
Nome:_______________________________ ºAno____

Leia com atenção a tirinha e os textos para responder as questões:

Calvin- Como se faz chá gelado

Ingredientes:
ü  Cubos de gelo
ü  1 saquinho de chá
ü  1 copo
Modo de preparar:

Coloque os cubos de gelo no copo junto com o saquinho de chá, balance, mexa bem.

Instruções de preparo da caixa de chá:

Modo de preparar:
Esquente 200 ml de água, pouco antes de ferver adicione o chá e misture bem.

Questões:

1)      Por que o chá do Calvin não deu certo?
A)    Ele usou os ingredientes errados; (   )
B)    Ele não esperou o tempo necessário para que o chá ficasse pronto; (   )
C)    Calvin colocou poucos cubos de gelo; (  )
D)   Faltou açucar na receita do Calvin. (  )

2)     Compare o modo de preparar chá do Calvin com o da caixa de chá e assinale a responsta correta:
a)     Calvin utilizou de forma correta os ingredientes e o chá não deu certo por acidente; ( )
b)     Os ingredientes que Calvin escolheu estavam corretos mas o modo de preparar estava errado;
c)      As instruções da caixa de chá estão corretas;

3)     Nas linhas abaixo elabore uma receita de chá que daria certo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)     Escreva para Calvin, explique a ele onde foi que ele errou:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)     O que você espera de nossas aulas? Dê sugestões, me fale qual foi a atividade que você mais gostou de fazer no ano anterior.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Obrigada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário