Capa

Capa
referencias

sábado, 3 de janeiro de 2015

Avaliação Sem Chatisse

Para os alunos : um saco, tortura,  certeza do resultado.  Para os professores: pilhas de folhas para corrigir,  muito,  muito tempo gasto e ... certeza do resultado.
Claro que isto foi uma simplificação,  mas as vezes sinto e me decepciono quando não sou surpreendida. Decidi que iria diversificar. Encontrei na net um jogo de tabuleiro com o tema trabalhado em aula e Eureca! Os alunos estudaram, criaram questões,  regras e ferramentas para o jogo.
Claro que fiquei bastante tempo nesta tarefa de orientar a elaboração das questões e corrigi-las, mas me diverti com o empenho dos alunos.
O jogo foi uma verdadeira bagunça positiva,  eles gritavam ao avançar as casas, batiam na mesa, comemoravam ...
Ainda não sei se prova tradicional ou prova jogo, qual das duas demanda mais tempo e trabalho, mas sei qual é a mais divertida para os alunos e para mim.
Resultado final me surpreendeu,  notas vermelhas apenas para os faltosos.
Para os alunos de inclusão utilizamos jogo da memória e os colegas se revesavam jogando. Os alunos com mais dificuldade precisaram de maior auxílio e as questões mais críticas foram elaboradas por mim. Os alunos ao elaborar questões se detinham em datas, locais...
No final foi divertido e percebi que a grande maioria se envolveu e estudou,  eles realmente se prepararam para jogar. Professora feliz e aluno também.
Jogo utilizado

http://sites.editorasaraiva.com.br/atualeditora/projetodescobrir/default.aspx?mn=328&c=235&s=0



Nenhum comentário:

Postar um comentário