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sábado, 20 de dezembro de 2014

Democracia dentro da escola existe?



Na maioria das unidades a democracia só é exercida se beneficia a gestão ou o professor. O aluno pouco se manifesta e quando o faz é repreendido.
Difícil entender quando o objetivo da educação, quero dizer, o jargão defendido pela maioria  é o do aluno cidadão, de promover a cidadania.
Quantas escolas que você trabalhou professor que possui grêmio escolar? Que o aluno participa, PARTICIPA do conselho de classe, de escola?
A participação do aluno é essencial para uma escola democrática, para isto é necessário que o professor se posicione como um ser em construção, que aprende com o educando e pode ser questionado por este. É importante que haja abertura para mudança tanto por parte dos professores quando da gestão da unidade escolar.
Somos pessoas que podem ser questionadas pelos alunos e isso produz um ambiente de diálogo e aprendizado existente em poucas escolas. Muito se fala e pouco se faz!
É importante que o professor defenda esta bandeira. Lutamos por democracia dentro da escola mas normalmente queremos nosso espaço como docentes frente os gestores e políticos que de forma horizontal criam políticas educacionais e agem sem nos consultar acerca de temas que muito nos interessam, que vivenciamos no nosso cotidiano e por este motivo temos muito mais o que dizer, outros olhares e propostas.
Mas e com o aluno é diferente? Também ele não teria muito o que dizer acerca das regras estabelecidas, dos canais de comunicação entre alunos e direção, alunos e professores?

Penso que sim, e penso que como educadores devemos incentivar a participação democrática do aluno nas decisões, não como massa de manobra, manipuláveis pelos professores e direção conforme a conveniência do momento e sim com autonomia e consciência. 

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