![]() |
Capa do Livro " O Mundo No Black Power de Taió" |
Ano passado na Semana da Consciência Negra, alunos dos 8º e 9º anos e eu ,escrevemos um projeto diferente, inovador e bastante trabalhoso de ser executado. Contamos com o auxílio de alguns professores, boa vontade de outros e a empolgação de uma coordenadora animadíssima.
Nosso tema foi cabelo: "Nos Meus Cabelos eu Carrego a Minha História".
Escolhemos o Livro " O Mundo no Black Power de Taió " para ser nossa leitura principal.
A ideia era montarmos oficinas para as crianças do fundamental I:
Oficina de Contação do Livro "O Mundo no Black Power de Taió", pintura e fotografia.


E por fim, os alunos colocaram perucas Black Power e tiraram fotos que foram impressas no mesmo dia. Na saída dos alunos eles puderam ver o painel com suas fotos de black power coladas.
Todas as crianças participaram, nenhuma ficou de fora, todas amaram colocar a peruca.
Fica a dica professoras e professores. Não é necessário esperarmos até novembro para realizar um trabalho como este envolvendo parte do grupo escolar.
A questão do Cabelo Negro é muito forte em todas as escolas, existe muito preconceito e se trabalharmos com o objetivo de quebrar este preconceito a beleza negra será mais valorizada por nossos alunos.
Se a sua escola for da Prefeitura de São Paulo é só procurar o Livro " O Mundo no Black Power de Taió" que com certeza tem, a prefeitura enviou o livro em novembro para todas as unidades.


Também foi cansativo, todos os organizadores saíram super cansados, mas contestes com o tudo o que tinham realizado.
![]() |
Painel com as Fotos das Crianças com as perucas Black |
Nossa Coordenadora Pedagógica e Artista Paola Pidleski desenhou a arte para esta camiseta, eu tenho a minha como recordação deste projeto, como uma convicção também. Em um país em que os padrões de beleza não combinam com as características da imensa maioria da população, eu e tantas outras pessoas vamos sempre lutar pela valorização dos nossos traços africanos.
![]() |
Arte de Paola Pidleski |
Boa Aula !
Nenhum comentário:
Postar um comentário