Capa

Capa
referencias

sábado, 3 de janeiro de 2015

Malala - A Menina mais Corajosa do Mundo

Viajando pelas lindas paisagens de Minas Gerais e pela história de Malala senti muita emoção. Quanto professora espero que meus alunos possam compreender a realidade e intervir de forma ética, política transformando-a com justiça e equidade.
Também espero que valorizem o conhecimento não como algo apenas instrumental, que sirva para algo concreto, mas que valorizem todo o processo de aquisição do conhecimento humano, que o admirem.Enfim, temos tantas expectativas...
Malala foi uma retomada da minha esperança pedagógica, até porque ela traduz em sua vivencia boa parte dos nossos anseios.
 Devo agradecer minha querida colega Ju Karin por ter me indicado com tanto entusiasmo este livro que vai virar um projeto nosso com os alunos.
Pretendemos ler este livro com os educando com a intenção de que eles observem como é difícil o acesso a escola na realidade vivenciada por meninas afegãs, moradores do sertão do Brasil...
Entendemos que a valorização que Malala confere ao estudo, a escola e aos professores pode inspirar a todos nós.
Leia, se inspire com a coragem desta menina, procure divulgar sua história de valorização e de luta pelo acesso a educação. Estou certa de que alunos do 7° ao 1° ano do ensino médio terão maior facilidade em assimilar a história, mas o livro tem um vocabulário fácil e a história é muito interessante e rica de acontecimentos bombásticos.
Se a maioria de seus alunos não possuem habito de ler, pode ser um bom começo, afinal, trata-se de uma adolescente comum em uma situação extraordinária, receita que deu muito certo em filmes/ livros como crepúsculo, Quem é Você Alaska?, A Culpa é das Estrelas... entre outros adorados pelo público adolescente.
E então, vamos ler e nos revigorar ? Com certeza voltaremos das férias com as esperanças nas alturas e muito otimismo.
Sugiro que a leitura seja feita em grupo e que o resultado final seja palpável, visível. Podem ser stickers com frases inspiradas no livro que possam
ser coladas em  portas,bancos, mesas da escola,(Valeu Ju, seu trabalho com stickers foi lindo e me inspirou),  pode ser um grafite, um painel...enfim, façamos intervenções inspiradas na história desta menina tão corajosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário